Definição dos objetivos da pesquisa

Objetivos são finalidades que se projeta a curto, médio e longo prazo. Um objetivo deve ser elaborado considerando a explicitação de duas partes (ações): O QUE vamos fazer e PARA QUE estamos propondo tal ação, ou seja, onde pretendemos chegar com nossa investigação. Um objetivo geral contempla ações / intenções a médio e em longo prazo. Poderíamos dizer que o objetivo geral seria um “farol alto” a iluminar toda nossa trajetória. Por outro lado, os objetivos específicos contemplam ações em curto prazo. Seguindo a analogia do farol, podemos afirmar que os objetivos específicos seriam um “farol baixo” que ilumina nosso caminho mais próximo. (Stecanela, 2006)

Os objetivos de uma pesquisa (expressos no seu projeto) não estão no sentido de fazer coisas práticas, mas, sim, relacionados à construção do conhecimento. Uma vez construído o novo conhecimento (quando a pesquisa já foi concluída), com certeza isso haverá de gerar inovações práticas, mas aí é outra etapa de trabalho. (Carbonara, 2006, p. 95)

Referências Teóricos

- CARBONARA, Vanderlei. A pesquisa na vida universitária. In: BUOGO, Ana L. CHIAPINOTTO, Diego. CARBONARA, Vanderlei (Orgs.). O Desafio de Aprender: ultrapassando horizontes. Caxias do Sul: Educs, 2006.

- STECANELA, Nilda. A organização do ensino e seus elementos constitutivos. In: STECANELA, Nilda; MORÉ, Marisa Mathilde; ERBS, Rita Tatiana. Fundamentos da Práxis Pedagógica v.2: Pedagogia. Caxias do Sul : EDUCS, 2006. (p.161-180).

- MONTENEGRO, Fábio; RIBEIRO, Vera Masagão. Nossa escola pesquisa sua opinião: manual do professor. São Paulo: Global, 2002.

0 comentários: